Seu negócio precisa aparecer no Google se você quer atrair clientes novos. Como dono de uma empresa local, você já sabe disso.
Mas afinal, o que é mais importante: ter um Perfil da Empresa no Google bem otimizado ou ter um site próprio?
A resposta curta é: os dois são fundamentais e devem fazer parte de uma estratégia de marketing integrada.
Vamos comparar o Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) e o site da empresa, para que você entenda os prós, contras, vantagens e limitações de cada um — e como usá-los juntos para conquistar mais clientes.
O Que é o Perfil da Empresa no Google?
É uma ficha gratuita que aparece no Google quando alguém busca pelo nome da sua empresa ou por serviços que você oferece. Inclui entre outros elementos:
- Nome da empresa
- Endereço
- Telefone
- Horário de funcionamento
- Avaliações de clientes
- Fotos e vídeos
- Link para o site (se houver)
- Lista de produtos e/ou serviços
- Perguntas e respostas
- Botão de ligar, enviar uma mensagem ou pedir rotas
- Publicações e ofertas
Perfil da Empresa no Google da Pet’s House, uma clínica veterinária no bairro das Graças do Recife.

Exemplo: quando alguém busca “clínica veterinária perto de mim”, os perfis otimizados aparecem no Google Maps e no pacote local (os três primeiros resultados com mapa).
O perfil da Pet’s House no mapas do Google.

O perfil da Pet’s House nos resultados orgânicos do buscador do Google.

Quanto mais completo e otimizado o perfil da empresa no Google, maiores as chances de aparecer entre os primeiros resultados. As 3 empresas listadas organicamente ao lado ou logo abaixo do mapa recebem quase 80% das interações – ligações, mensagens, cliques para o site ou orientações.
O Que é um Site de Empresa Local?
O site é seu espaço próprio na internet, fora das plataformas do Google. Pode ser simples (com informações básicas e formulário de contato) ou mais robusto (com páginas de serviços, blog, área de agendamento, etc.)

Vantagens e Limitações do Perfil da Empresa no Google
✅ Vantagens
- Gratuito e fácil de configurar – leva apenas de 2 a 4 horas para completar e otimizar totalmente o perfil. Pode baixar nos checklist.
- Alta visibilidade nas buscas locais. Isso, se seu perfil chegar nas primeiras 3 posições que recebem quase 80% das interações.
- Geração de chamadas, visitas e mensagens diretas
- Avaliações públicas aumentam a credibilidade
- Pode ser atualizado com novidades, ofertas e eventos
- Aparece nos resultados mesmo sem ter site
❌ Limitações
- Não é seu — você está sob as regras e limitações do Google
- Pouca personalização (layout, conteúdo, identidade visual)
- Concorrência direta visível no mesmo espaço (mapa)
- Não permite campanhas complexas de SEO ou anúncios dentro da ficha
- Não substitui um site completo com informações aprofundadas
Vantagens e Limitações de um Site de Empresa
✅ Vantagens
- É seu ativo digital — você controla 100% do conteúdo e layout
- Pode ser otimizado para SEO e ranqueado para várias palavras-chave. Enquanto o Google pode mostrar seu perfil para dezenas ou, até, centenas de frases diferentes, um site pode aparecer nos resultados do Google para milhares de frases.
- Explica melhor seus serviços, diferenciais e história. As descrições de serviços no perfil têm um limite de 750 caracteres enquanto não há limite para os textos do site.
- Permite captar leads com formulários, agendamentos, download de materiais
- Integra com ferramentas como Google Analytics, anúncios e email marketing
- Fortalece a autoridade da sua marca. 86% dos consumidores afirmam confiar mais em uma empresa que tem um site que uma que não tem.
❌ Limitações
- Custo de desenvolvimento e manutenção
- SEO demora mais tempo para gerar tráfego (dependendo da concorrência). O site é um investimento de longo prazo que demora mais para gerar resultados mas que pode atrair novos clientes durante anos.
- Pouca ou nenhuma visibilidade imediata se não for promovida
Meu Pet e Companhia – Pesquisas que mostraram o Perfil da Empresa nos resultados da pesquisa – 22 frases diferentes